top of page
Buscar

Mito X Verdade na Geriatria

  • Foto do escritor: sakayk
    sakayk
  • 16 de nov.
  • 2 min de leitura

ree

Mito

·         Idosos precisam comer menos: a necessidade calórica varia de pessoa para pessoa, mas a alimentação nesta fase não deve ser restrita. É preciso fornecer nutrientes essenciais a fim de evitar a perda de peso e principalmente a massa magra.

·         O paladar é igual de um adulto: o paladar muda com o avanço da idade devido à atrofia das papilas gustativas, então é comum perder a sensibilidade do doce e salgado, muitas vezes salgando ou adoçando mais o alimento. Desta forma, orientar de como fazer o uso de determinados alimentos com temperos naturais para realçar o sabor deles é um ótimo caminho!

·         Perda de apetite é normal e não causa problemas: o apetite assim como a sede reduzem com a idade aumentando risco nutricional e também de desidratação. Desta forma, deve se fracionar bem as refeições assim como o consumo de líquidos!

·         Deixar comer quando tiver vontade: na reeducação alimentar, independente da condição e fase deve haver rotina, ou seja, horários fixos e preparações a serem consumidas para que seja fornecido para o corpo nutrientes necessários e suficientes para a sua manutenção e atividades.

·         Deve se evitar todos os tipos de gordura: nesta fase assim como as outras, deve se evitar gorduras não saudáveis como as saturadas provenientes de frituras, de alimentos ultraprocessados (bolacha recheada, macarrão com tempero instantâneo, chocolates, salgadinhos tipo chips, bolacha com recheio sabor presunto), banha de porco, consumo excessivo da gordura de carne. O incentivo é ao consumo de gorduras saudáveis como os de peixe de água salgada, os azeites de oliva puro (evitar azeite composto).

·         Somente idosos emagrecidos devem ser avaliados pelo nutricionista: independente das pessoas sejam emagrecidas, sobrepesos ou obesas devem ser avaliadas rotineiramente pelo profissional. Pois pode haver uma desnutrição oculta apresentada por um paciente obeso ou sobrepeso devido a qualidade da alimentação consumida. Os ajustes na alimentação são necessárias independente da condição do peso e orientados de forma adequada!

 

Verdade

·         É importante consumir fontes proteicas de qualidade: alimentos fontes de proteína além das vitaminas e minerais mantém o organismo saudável com imunidade e ajuda na força muscular.

·         O incentivo à atividade física é recomendada: atividade física como musculação de forma orientada por uma profissional educador físico é de suma importância para reforçar e estimular a síntese de massa magra e promover resistência e imunidade.

·         Deve mastigar bem os alimentos: a mastigação adequada das refeições é de suma importância nessa fase, pois a digestão e a absorção de nutrientes estão mais sensíveis quando um adulto jovem devido ao processo de envelhecimento do corpo.

 
 
 

Comentários


bottom of page